Como fazer Mousse de Chocolate

Como fazer mousse de chocolate? É bastante simples. Mesmo para quem nunca fez Mousse caseira, pode estar à vontade que vai correr bem se seguir os passos que aqui deixo, aliás além de ser de fácil confeção, a Mousse é muito boa e nada enjoativa.

Gosto da versão que vi há já muitos anos no programa Ingrediente Secreto do Chef Henrique Sá Pessoa. Acrescentar um café expresso, o que dá ao Chocolate Negro um travo a Café que faz com que seja a Mousse de Chocolate preferida cá em casa.

Não pensem que é tudo bom, pois vai vos acontecer como a mim. A partir do momento em que servirem esta sobremesa, vão vos pedir constantemente esta delícia. Aliás desde que fiz a primeira vez que não há um aniversário, um Natal ou outra qualquer festa ou celebração que não tenha a delícia de Chocolate Negro e Café.

Receita

Mas vamos à receita.

História

Mousse significa espuma em Francês e pelo nome facilmente percebemos que teve origem em França país onde já se faziam Mousses Salgadas, mas uma sequência de acontecimentos históricos levou a que esta sobremesa ficasse mais doce.

Chegada do Chocolate a Espanha

O chocolate chegou a Espanha trazido do México no século XVI. Consta que o pelo imperador Asteca ofereceu ao explorador Hernán Cortés sementes de Cacau. Era utilizado apenas como bebida tendo a sua fama crescido ao longo dos anos. De qualquer das formas só atravessou a fronteira bastante tempo depois.

O Chocolate chega a França

Com o casamento de Ana de Áustria, também conhecida como Ana de Espanha, (filha do rei espanhol Filipe III), com o rei francês Luís XIII em 1615, chegou o Chocolate à Corte Francesa.

Origem desconhecida

A verdadeira origem e o verdadeiro criador é desconhecido, embora muita gente atribua esse feito ao artista francês  Henri Toulouse-Lautrec que decidiu juntar Chocolate à Mousse e assim obteve esta deliciosa sobremesa, sendo que o primeiro nome que lhe foi dado foi de Maionese de Chocolate.

Mas já agora se tiverem fontes fidedignas da história de uma das mais conhecidas sobremesas do mundo, partilhem comigo 😉

Ingredientes

  • 5 Ovos (temperatura ambiente)
  • 150g de Chocolate Negro (70% Cacau)
  • 50g de Manteiga
  • 2 Colheres de Sopa de Açúcar
  • 1 Café Curto

Confeção

Separe as claras das gemas, bata as claras em castelo e reserve.

Junte o Açúcar com as gemas e mexa bem.

Derreta o Chocolate partido em pedaços juntamente com a manteiga em banho maria.

Aos poucos vá misturando o preparado de chocolate com as gemas. Tem de ser lentamente caso contrário as gemas vão cozer com o calor do chocolate quente.

Acrescente um café expresso curto e mexa bem. Por fim acrescente as claras em castelo envolvendo tudo. Envolva não mexa, para não retirar o ar das claras em castelo.

Coloque em taças e leve ao frigorífico durante um par de horas e delicie-se com a maravilha que acabou de fazer.

Vídeo

Mais Sobremesas e Doces AQUI

Deixe um comentário