Como fazer panquecas?

Fazer panquecas é daquelas coisas que todos devemos saber fazer. Todos porque em qualquer idade podemos ser chamados a fazer um pequeno almoço ou lanche e as panquecas são sempre uma ótima opção. Seja para os pais fazerem para os filhos, para os namorados se acordarem com pequeno almoço na cama, seja para os netos fazerem aos avós. Basicamente dá para tudo.

As panquecas dão para fazer de 1001 maneiras, contudo eu costumo acompanhar com fruta ou com chocolate quente derretido por cima. Se for para usar fruta, escolha a que mais lhe agrada e parta em pequenos cubos, fazendo depois uma torre alternando panqueca, fruta, panqueca. Terminando com Açúcar em pó polvilhado por cima.

No caso de querer acompanhar com chocolate quente, verta por cima de uma torre de Panquecas o Chocolate Quente e sirva de imediato. Mas para melhor entender, segue-se a receita.

Uma nota importante. Se quer que as Panquecas fiquem altas e fofas, opte por bater as claras em castelo. Vai ver que resulta melhor.

Receita de Panquecas

Ingredientes

  • 150 ml de Leite
  • 50g de Açúcar (3 Colheres de Sopa)
  • 3 Ovos
  • 150g de Farinha sem fermento
  • 1 Colher de Chá de Fermento
  • Manteiga q.b.

Se quiser tornar esta receita mais saudável, substitua o Leite, por Leite de origem vegetal e a Farinha por farinha integral.

Confeção

Comece por separar as gemas das claras.

Bata as claras em castelo e reserve.

Misture bem o Leite com as gemas. de seguida acrescente a farinha e o fermento peneirados. Se peneirar a farinha, além de ficar mais leve, evita grumos.

Por fim envolva lentamente as claras no preparado anterior. Lentamente para manter o ar criado nas claras e assim manter as panquecas mais fofas.

Unte uma frigideira com um pouco de manteiga e vá dispondo pequenas quantidades da massa. Quando começar a fazer bolhinhas vire a panqueca.

Junte fruta ou chocolate e acompanhe com sumo de laranja natural ou café.

Vídeo da Receita de Panquecas

Veja também Panquecas de Aveia e Banana

Deixe um comentário